segunda-feira, 14 de março de 2011

A Vida Clarice

Hoje eu acordei meio Clarice. Ou não?... Por que, o que é ser Clarice?

                      Entrevista Clarice Lispector (Tv Cultura 1977)  

Parte 1  



 Parte 2   


Parte 3





"O adulto é triste e solitário."


"Eu acho que quando não escrevo eu tô morta."


"Eu me compreendo."


"É tudo tão incerto."


"Eu escrevo sem esperança de que o que eu escrevo altere qualquer coisa."


" - Então, por que continuar escrevendo, Clarice?
  - E eu sei... Por que no fundo a gente num tá querendo alterar as coisas. A gente ta querendo desabrochar, de um modo ou de outro."


"É que eu penso às vezes que tô isolada e quando vejo tô tendo universitários, gente muito jovem que tá completamente ao meu lado. Ai me espanta , e é gratificante."


"Ou toca ou não toca. Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato"


"Parece que eu ganho na releitura,  o que é um alívio"


"Eu sei que antes nimguém me entendia, agora me entendem."


"Eu acho que tudo mudou porque eu não mudei não. Que eu saiba, eu não fiz concessões."


"Eu me deixo ser..."


"Às vezes o fato de me considerarem escritora me isola."


"É que no fundo eu escrevo muito simples [...] eu escrevo simples, eu não enfeito."


" - Raiva, um pouco de raiva.
  - Com quem?
  - Comigo mesma.
  - Por que, Clarice?
  - Sei lá, eu tô meio cansada.
  - Do quê?
  - De mim mesmo."


"Bom agora eu morri. Vamos ver se eu renasço de novo. Por enquanto eu tô morta. Tô falando do meu túmulo."


Clarice não se explica, não se traduz em palavras, não se limita à interpretações.

Hoje tomei café da manhã com a Clarice... Durou duas horas, no relógio.... Pra mim, durou uma vida. A vida Clarice. O mesmo, hoje, será meu almoço e meu jantar. E, acalentará meu sono. E, meus sonhos. E minha vida, A Vida Clarice.

5 comentários:

  1. Boa tarde.

    A Clarice parece muitas, em uma.

    Um abraço.
    Estou lhe seguindo.
    Maria Auxiliadora (Amapola)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Amapola!
    Obrigada pela sua visita.
    Sim, a Clarice parece muitas em uma.
    Sabe, ela faz em imensa confusão na minha cabeça,rsrs
    Quanto mais a descubro mais me perco, e quanto mais me perco, mas me aproximo dela, e de mim mesma.

    ResponderExcluir
  3. Adoreii todos os seus posts. Adoroo a Claroce,estou seguindo já.
    Passa/segue:
    http://lustthe-thislife.blogspot.com/

    Beiijos *-*

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, etc e tal.
    Também amo muito a Clarice. Ela foi, é ,e será eternamente uma mulher incrível.
    Já estou te seguindo.
    Bjim!!!

    ResponderExcluir
  5. Amo a Clarice. Um beijo querida,

    ________


    Venho informar que o caminho (endereço) do Blog Amantes do Direito não é mais 'michele-michelelarissa.blogspot.com'

    O novo endereço passou a ser:
    http://blog-amantesdodireito.blogspot.com/

    Fico feliz com sua presença por lá.

    Abraço,

    ResponderExcluir